Visite o Portal Fuhro Souto Empreendimentos
qrcode

Notícias

Home > Sala de Imprensa > Notícias > Telhado verde ou ecológico? Entenda e saiba porque investir
31.05.2012

Telhado verde ou ecológico? Entenda e saiba porque investir



Telhado verde é uma técnica de arquitetura que consiste na aplicação e uso de solo e vegetação sobre uma camada impermeável, geralmente instalada na cobertura de residências, fábricas, escritórios e outras edificações. 

Suas principais vantagens são facilitar a drenagem, fornecer isolamento acústico e térmico e produzir um diferencial estético e ambiental na edificação. Um telhado verde é uma alternativa viável e sustentável perante os telhados e lajes tradicionais, porque facilita o gerenciamento de grandes cargas de águas pluviais, melhoria térmica, serviços ambientais e novas áreas de lazer. 

O telhado verde proporciona também um ambiente muito mais fresco do que outros telhados, mantendo o edifício protegido de temperaturas extremas, especialmente no verão, reduzindo em até 3°C. Em ambientes artificiais como o urbano, promovem o reequilibrio ambiental, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade, quando com plantas nativas do local. 

Às vezes, telhados verdes contam com painéis solares que reduzem o consumo de energia elétrica. Melhora as condições termoacústicas da edificação, tanto no inverno como no verão. 

Estudos de bioclimatismo indicam que, com o uso de coberturas vivas, seja possível melhorar em 30% as condições térmicas no interior da edificação, sem recorrer a sistemas de climatização ou ar-condicionado artificiais.

Os custos de instalação de um telhado verde dependem do sistema e tecnologia adotados. A diferença de preços se deve basicamente à quantidade de materiais envolvidos, à complexidade de instalação e à escassez de mão-de-obra especializada. 
Atualmente existem no Brasil tecnologias eficazes e simples de telhados verdes, permitindo rápida amortização do investimento pela economia de energia e uso da área como jardim e lazer, quando em lajes planas. 

Outro fator de economia é a extensão da vida útil de uma cobertura com telhado verde em relação à convencional, sujeita a demandas de manutenção devido à ação maior dos fatores climáticos, principalmente a impermeabilização, que fica menos propensa a fissuras pela constantes mudanças de temperaturas.

Por que eu trocaria meu telhado comum por um telhado de grama?
Porque o telhado vivo é muito bonito, transmite bem estar e empatia a quem olha, tem excelente conforto térmico no inverno e verão, tem ótimo isolamento acústico, absorvendo ruído, reduz o calor urbano, reduz o impacto de dióxido de carbono, a poluição de nitrogênio e neutraliza o efeito da chuva ácida, reduz o volume do pluvial e seu impacto sobre cursos d’água. O telhado verde proporciona conforto térmico excepcional. Vale a pena pensar nessa ideia! 


Fonte: Blog O Azulejista


voltar  subir
Procure o seu Imóvel
   até   
Procure o seu Imóvel
atendimento
Mobile




©Fuhro Souto (CRECI 20.563-J) - Todos os direitos reservados
Loja Matriz: Rua Gonçalves Chaves, 762 - Centro - Pelotas - RS
Loja Condomínios: Rua Anchieta, 1973 - Centro - Pelotas - RS
by Sitionet